Projeto Kaeru em Toyama/ Takaoka

Curso de orientação sobre terremotos

No dia 02 de dezembro de 2012 haverá uma aula sobre tragédias naturais, prevenção e cuidados a serem tomados, para estrangeiros residentes em Toyama.  As vagas são limitadas e o curso é gratuito. Maiores informações no e-mail ou telefone ao lado.

MINAMI TAIKOYAMA- 2012- TREINAMENTO: COMO AGIR EM CASO DE TERREMOTO?

Recentemente, o mundo parou e se sensibilizou pelas fortes imagens do terremoto e tsunami ocorridos em Fukushima, Iwate... No Brasil não temos praticamente nenhum tipo de prevenção ou mesmo orientação sobre como agir nesses casos. Faz parte de nossa cultura acreditar que estamos seguros lá, que os terremotos são fenômenos que acontecem em nossos  vizinhos, no Japão, nas Filipinas...

Mas e se acontecer um terremoto, se você precisar fugir de casa, para onde vai? O que vai levar? Como informar ou pedir informações? Como fugir em segurança?

Os japoneses treinam sempre, desde pequenos, pois não sabem quando ocorrerá e nem a intensidade do terremoto e se ocorrer precisam se manter calmos e organizados para fugir em segurança, se salvar e ajudar a salvar os vizinhos... Existem eventos anuais nas vilas e cidades.

Nós estrangeiros que moramos no Japão também precisamos participar desses eventos e aprender a nos preparar melhor!

Pensando nisso, nossa classe WAIWAI NIHONGO TAIKOYAMA, participará pela primeira vez de um treinamento comunitário. Essa também é uma forma de mostrarmos que queremos nos integrar a sociedade local!

 

Dia 23 de setembro- domingo

Local:  Amaike Koen, em frente ao Osakaya, a partir das 9:20h.

 

Local de encontro do grupo: nos reuniremos no centro Comunitário Minami Taikoyama as 8:30h.

 

Haverá orientações sobre incêndio, como usar o extintor, como se proteger da fumaça, como usar o massageador AED, etc.

 

 

Hanami

Dia 15 de abril de 2012, foi mais um dia feliz da nossa classe . Fizemos nosso primeiro hanami, um delicioso piquenique sob as flores da  cerejeira. Nosso grupo de participantes foi aumentando, aumentando... cerca de 40 pessoas, todas conversando, dividindo as comidas, experimentando sabores novos, conhecendo pessoas  e contemplando a beleza das flores.  O Tempo estava bom, o Takaoka Kojo Park estava lotado, os estacionamentos também. Atrações artísticas, barraquinhas de comidas típicas japonesas e muitos estrangeiros, de diversos países, desfrutando desse costume japonês que é o hanami. No nosso grupo, além de japoneses haviam pessoas de Bangradeste, Bolívia,  Brasil, China, Congo, Filipinas, Nicarágua, Paquistão... Saboreamos pão indiano e  cury paquistanês, cheese cake, comida chinesa, yakisoba, pasteizinhos, sanduíches, bolo de chocolate, bolo de milho, picles, sushi,etc.etc.etc.Tiramos muita fotos (veja na galeria) e compartilhamos de momentos muito agradáveis. Um dia prá guardar num cantinho especial da memória.

_Pôxa, eu não sabia que existiam japoneses tão legais assim... Uma visitante estrangeira comentou.

Nesses anos todos, nos tornamos um grupo de amigos, uma familia!

 

コメント: 1
  • #1

    musashi (土曜日, 21 4月 2012 14:25)

    porutogarugo ga yomenaikeredo… hanami no syashinn ga
    totemo tanoshisou.silvia itsumo iroiro arigato! 

Andorinhas Solitárias- Importante evento para a comunidade brasileira em Toyama- 20 de maio de 2012

Sessão de cinema e debate
A Escola Japonica, de língua japonesa e a ALECE, entidade que auxília os alunos estrangeiros, convidam principalmente os jovens estudantes que estão frequentando a escola, que estudaram ou que abandonaram os estudos, para assistir ao filme Andorinhas Solitárias e o debate e assim refletir sobre seu sonhos, seus problemas.
Este evento é muito importante pois tem como tema central o futuro dos nossos jovens. Participe, por favor.

20 de maio de 2012 (dom), início às 13:30
13:00 abertura da sala
13:30-15:00 exibição do documentário
15:00-15:15 intervalo
15:15-16:45 mesa redonda com:
Kimihiro Tsumura (Universidade Gakuin de Hamamatsu), Pablo Nadayoshi Rolin (Minority Youth Japan)
Toshimaru Ogura (Universidade de Toyama), Hiroko Nihei (Prefeitura de Takaoka), Yuka Aoki (ALECE Takaoka)
Apresentação: Eiko Tagami (Toyama Japonica)
andorinhas solitarias.doc
Microsoft Word 539.5 KB

Waiwai - Hanami em Takaoka, aguarde...

Você não gostaria de participar de um piquenique?

Está previsto para o dia 15 de abril, um piquenique no TAKAOKA kOJO KOEN, com os voluntários, alunos, familiares e amigos da classe Waiwai, japoneses e estrangeiros de várias nacionalidades.. Vamos trazer nossos lanches, conversar e nos divertir! Junte-se a nós! Aproveite essa oportunidade de fazer novas amizades ou conhecer melhor as pessoas.

 

Data: 15 de abril de 2012- domingo

Ponto de encontro: Estacionamento da Prefeitura de Takaoka

horário: 11 horas

 

Participe!!!!!!

コメントをお書きください

コメント: 2
  • #1

    Eiko Tagami (土曜日, 07 4月 2012 08:40)

    nihongo de gomen! sankashimasu!!!!!

  • #2

    Silvia Souza (日曜日, 08 4月 2012 18:52)

    Tagami san, watashi mo ikimasu!!!!! Eu também vou!!!!!

11/03/2012 Hinamatsuri em Takaoka

Aproveitando que o tempo estava bom na parte da manhã, fomos passear Takaoka, caminhando e tomando um pouco de sol, apreciamos o tradicional festival da cidade. Uma ótima maneira de aprender a cultura local.

30/10/2011 Asonde Tabete Wonderland


Em 2010 realizamos nosso primeiro festival internacional em Imizu, no Hashigejo Kominkan, e agora o segundo. Foram várias reuniões mensais, várias discussões em torno das atrações, organização... Enfim o grande dia chegou, com apresentação de música boliviana, japonesa e brasileira, danças, discursos em japonês pelos alunos estrangeiros, apresentação jiu-jitsu brasileiro, e deliciosas comidas da China, do Brasil e do Paquistão além de fotos com roupas típicas. Ficamos muito felizes com a presença de todos!

Churrasco no Taikoyama Land

No dia 30 de julho de 2011

Fizemos nosso primeiro  churrasco no Parque Taikoyama Land.


Todos reunidos, japoneses e estrangeiros,  alegres, comendo  frutos do mar, legumes, carnes com tempero paquistanês, pão francês, farofa, vinagrete e pudim  do Brasil. Trouxemos nossos amigos e familiares e nos divertimos muito.
 
No final choveu, mas nem a chuva estragou nossa festa.

veja todas as fotos na galeria

活動のお知らせ

2017ねんどの かつどうが はじまりました。みなさん、ぜひ きてください。